Coleção científica

As coleções científicas zoológicas são locais nos quais os pesquisadores guardam os animais que encontram em suas pesquisas. Na Europa existem coleções científicas que datam do século XVII. No Brasil, as coleções mais antigas estão no Museu Nacional (localizado na cidade do Rio Janeiro) que criado por D. João VI, em 1818.

As coleções não devem ser vistas como um local em que os animais são guardados em frascos com álcool. Elas são importantes para estudos relacionados à biodiversidade. Por exemplo, se algum pesquisador quiser saber quais são as espécies encontradas em Goiânia, poderá consultar as coleções. Se, em determinado, local constatou-se uma diminuição de espécies, o pesquisador poderá recorrer a coleções científicas para saber o que existia antes e, assim, propor medidas de repovoamento. Sem dúvida, as coleções científicas vivem!

A UFG possui uma coleção zoológica, a ZUFG (Coleção Zoológica da Universidade Federal de Goiás). A seção de anfíbios foi iniciada em 1995 pelo professor Rogério Bastos. A partir de 2009, com a contratação dos professores Natan Maciel e Fausto Nomura, cresceu exponencialmente.

Atualmente, a seção de anfíbios tem as seguintes coleções de: (a) adultos, (b) de girinos e (c) de sons (FONO-ZUFG). Estão depositados (guardados): (a) 10.000 exemplares adultos, (b) 3.000 lotes de girinos e (c) 1.700 vocalizações de anuros. Basicamente, nossa coleção, compreende animais do Cerrado, sendo, portanto, uma coleção regional.

Você pode saber um pouco mais sobre os animais da nossa coleção, clicando nos nomes das espécies listadas. Você poderá ver uma foto da espécie, ler sobre sua biologia/ecologia e ouvir (ou baixar) a sua vocalização. Experimente.

Se quiser saber mais sobre as espécies depositadas na ZUFG, entre em contato pelo e-mail: LHCANUFG@gmail.com.