8_editado.jpg

LEONARDO MARQUES DE ABREU

Sou graduando do curso de Ecologia e Análise Ambiental da Universidade Federal de Goiás. Atualmente, realizo atividades em pesquisa científica no Laboratório de Herpetologia e Comportamento Animal, como orientando do Prof. Rogério Pereira Bastos.

 

Participo de um projeto em Plasticidade acústica em espécies de Anura do Brasil Central, em uma parte deste grande projeto estou avaliando dois efeitos (Degradação e Atenuação) que o ambiente pode causar na vocalização de três espécies de anfíbios anuros. Com este projeto estou iniciando minha carreira científica na área de Bioacústica.

 

Desde meu primeiro ano de graduação tive grande interesse em herpetologia após uma ida a campo a fins científicos, tendo um grande foco nos anfíbios anuros. Os anfíbios são animais fantásticos e apresentam uma grande diversidade, além de serem bioindicadores de distúrbios ambientais. Nos últimos anos, com o rápido aumento da temperatura média global devido ações antrópicas, populações de anfíbios estão entrando em declínio, e isto é um grande problema que este grupo enfrenta. Isso faz com que aumente meu interesse cada vez mais em estudos com anuros. Por outro lado, os anuros são utilizados como bons modelos para testar teorias ecológicas envolvidas e como se relacionam com o meio ambiente.

 

Tenho pesquisado questões relacionadas em bioacústica. Porém,tenho outros interesses focados na ecologia em diferentes escalas(comportamental, populacional,comunidade e história natural), e naconservação deste grupo.

Contato

leoomarques95@gmail.com

Lattes

http://lattes.cnpq.br/3706782664604319