Flavia Lima_editado.jpg

FLÁVIA PEREIRA LIMA

Sou a professora Flávia Pereira Lima. Na graduação me perguntavam se eu trabalhava com zoologia, botânica ou genética. Minha resposta clássica era: sou bióloga de gente. Hoje eu amplio a minha autodefinição: sou uma bióloga de gente professora de crianças.Desde 2007 sou professora nos anos iniciais do ensino fundamental do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação, o CEPAE/UFG. É no CEPAE que o encanto acontece! É nessa escola, que me permite inventar e me reinventar, que construo formas para as crianças lerem o mundo por meio do conhecimento científico. 

Há 10 anos também venho trabalhando para que conhecimento de qualidade sobre a biodiversidade brasileira chegue às escolas. Em parceria com muitos pesquisadores, publiquei diversos livros de divulgação científica (disponibilizados aqui no site). São livros informativos, coloridos e com muitas curiosidades, porque aprender pode sim ser divertido! Com os nossos livros, alunos do Mato Grosso aprenderem sobre serviços ecossistêmicos; crianças de Goiás sobre eutrofização de lagoas e por aí vai... A sensação de ver uma criança se conectar com um livro ao ler o nome de sua cidade escrito nele ou ao reconhecer um bicho é indescritivelmente boa!

No ensino médio descobri que existiam animais, como as anêmonas, que tinham apenas uma abertura no sistema digestório. (O bicho comia e excretava pelo mesmo buraco!) Fiquei tão maravilhada com aquela informação e, ao mesmo tempo,muito indignada por aprender aquilo somente na adolescência. Saí determinada a fazer Biologia. Fiz a graduação em Ciências Biológicas na Universidade Federal de Viçosa, mestrado em Extensão Rural na mesma UFV e estou finalizando o doutorado em Recursos Naturais do Cerrado na Universidade Estadual de Goiás. Essa minha formação um tanto quanto diferente revela meu outro interesse: trabalhar com produtores rurais. Por isso, venho desenvolvendo pesquisas sobre percepção ambiental, atitudes e interesses desses atores sociais com relação às questões de conservação da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos.

Contato

limaflp@yahoo.com.br

Lattes

http://lattes.cnpq.br/1047709987489621