Pithecopus hypochondrialis (Daudin,1800) –
Perereca-macaco

Espectograma: link
​
Distribuição geográfica: Esta espécie ocorre na Colômbia, Venezuela, Guinas e Brasil, podendo ser encontrada nos biomas da Amazônia, Caatinga e Cerrado.
​
Características físicas: É uma espécie de tamanho médio, podendo chegar a 43 mm de comprimento. É diagnostica pela presença de uma faixa branca estreita no lábio superior, que não atinge a borda inferior da pálpebra. Apresenta o dorso com coloração verde e a região ventral branca ou creme com pequenas granulações. As regiões dos flancos e membros posteriores possuem coloração alaranjada com machas verticais escuras.
​
Habitat: É uma espécie associada a corpos d’água de ambiente abertos, mas também pode ser encontrada em ambientes florestais.
​
Reprodução: A reprodução ocorre durante o período chuvoso (outubro a março), ocupando ambientes temporários ou permanentes (lagos, brejos e poças).
​
História Natural: Os machos vocalizam durante a noite sobre o chão, na vegetação emergente ou em moitas de capim próximos aos corpos d’água. A atividade de vocalização ocorre no período noturno. O canto geralmente é emitido entre longos intervalos. O amplexo é axilar e os ovos são depositados em folhas localizadas acima de poças. Quando os ovos eclodem, os girinos caem na água, onde se desenvolvem.
​
Foto: Vinicius Guerra