Leptodactylus fuscus (Schneider, 1799) –
Rã-assobiadeira

Espectograma: link
​
Distribuição geográfica: Espécie amplamente distribuída na América do Sul, podendo ser encontrada na desde a Venezuela até a Argentina. No Brasil é encontrada em todos os biomas.
​
Características físicas: É uma espécie de tamanho médio, podendo atingir 50 mm de comprimento. O dorso é marrom-claro com a presença de manchas escuras e alguns indivíduos podem apresentar uma linha vertebral branca ou creme. A região da coxa possui distintas faixas longitudinais, o ventre é esbranquiçado e o focinho é pontiagudo.
​
Habitat: É uma espécie típica de áreas abertas, sendo bastante comum em ambientes antropizados.
​
Reprodução: A reprodução ocorre durante toda estação chuvosa (setembro a março), onde pode ser encontrada ocupando ambientes temporários ou permanentes (lagos, brejos e poças).
​
História Natural: Os machos vocalizam durante o crepúsculo e a noite sobre o solo, nas margens dos corpos d’água. Após o amplexo o casal deposita a desova em formato de espuma dentro de uma toca subterrânea que é construída pelos machos. O canto de anúncio é composto por uma nota simples, e a média da taxa de emissão é de 98 cantos/minuto.
​
Foto: Vinicius Guerra