5_editado.jpg

DANIELE CARVALHO DO CARMO FARIA

Sou bióloga, aluna de doutorado do Programa de Pós-graduação em Zoologia, da Universidade de Brasília (UnB). Faço parte de dois laboratórios, o Laboratório de Fauna e unidades de conservação (Lafuc) na UnB, e o Laboratório de herpetologia e comportamento animal na UFG.

 

Sou graduada em Ciências Biológicas (licenciatura) pela Universidade Federal de Goiás, onde iniciei minhas pesquisas com os anfíbios.Posteriormente, fiz mestrado em Zoologia pela UnB e continuei fazendo o doutorado no mesmo programa de pós-graduação.

 

Minhas pesquisas, geralmente, estão relacionadas com os anfíbios anuros, mais especificamente com pererecas. Tenho pesquisado questões relacionadas à taxonomia, sistemática e biogeografia destes animais. Na minha tese de doutorado estou avaliando variações fenotípicas e moleculares de uma perereca endêmica do Cerrado (Ololygon skaios) e descrevendo uma nova espécie de anuro do mesmo grupo de espécies (grupo Scinaxcatharinae) que habita matas de galerias. Também estou tentando resolver problemas taxonômicos relacionados a outra espécie de perereca, Scinax similis (do grupo Scinax ruber) avaliando se o que chamamos de S. similis aqui no Cerrado é realmente a mesma espécie da Mata Atlântica. Além disso, propor uma nova filogenia incorporando todas as espécies deste grupo que ocorrem no Cerrado, avaliar tempos de divergência e sugerir uma hipótese biogeográfica para este grupo de espécies.

Contato

danielecarvalho.bio@gmail.com

Lattes

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4408763Y4