Leptodactylus labyrinthicus (Spix, 1824) –
Rã-pimenta

Espectograma: link
​
Distribuição geográfica: Esta espécie é encontrada na Argentina, Paraguai e Brasil, podendo ser encontrada nos biomas da Amazônia, Caatinga, Cerrado, Pantanal e Mata Atlântica.
​
Características físicas: É uma espécie de grande porte, com um tamanho corporal de até 200 mm de comprimento. O ventre possui um desenho em formato de labirinto e o dorso tem um padrão de coloração variável, que varia do amarelado ao marrom avermelhado. Apresenta uma cabeça larga, glândulas inguinais conspícuas, coloração avermelhada nas coxas e os machos possuem espinhos nupciais na região peitoral.
​
Habitat: É uma espécie encontrada tanto em ambientes florestais quanto em áreas abertas, sendo comum também em locais antropizados.
​
Reprodução: A reprodução ocorre durante o período chuvoso (outubro a fevereiro), ocupando ambientes temporários ou permanentes (lagos, brejos e poças).
​
História Natural: Os machos vocalizam durante a noite sobre o chão. O amplexo é axilar e a desova é depositada em um grande ninho de espuma nas bordas dos corpos d’água. O canto de anúncio é composto por uma nota harmônica não pulsionada e a taxa média de repetição do canto é de 45 cantos por minuto.
​
Foto: Vinicius Guerra